150 ANOS DE SANTOS DUMONT

Instituto de Logística realiza concurso de aeronaves com recicláveis

O concurso foi realizado em homenagem aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont
Publicada em: 26/07/2023 15:05
Imprimir
Fonte: ILA, por Tenente Anelise
Edição: Agência Força Aérea

O Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) realizou um Concurso de Maquetes de Aeróstatos e Aeroplanos feitos exclusivamente com materiais recicláveis, em comemoração aos 150 Anos do Nascimento de Alberto Santos Dumont. Concorreram 12 projetos, sendo oito individuais e quatro coletivos feitos por equipes de até cinco militares. Na ocasião, foram instalados no teto do saguão do ILA 150 aviões de papel, em homenagem a cada um dos anos de nascimento do Pai da Aviação.

A cerimônia de premiação foi realizada no dia 17/07 e contou com a presença do Diretor de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI), Major-Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral, do Comandante da Base Aérea de São Paulo, Coronel Aviador Leonar Tiago Barbosa e do Chefe do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica de São Paulo, Coronel de Infantaria Dailo Gonçalves de Aquino Júnior, que foram jurados da competição.

“Eventos como este valorizam a história gloriosa de um verdadeiro herói brasileiro, além de fortalecer o espírito do trabalho em equipe e permitir ao efetivo enxergar possibilidades de adaptações ao buscar novas soluções com as limitações de materiais impostas pelas regras”, afirmou o Diretor do ILA, Coronel Aviador Francisco Alexandre Coimbra Reis.

Emocionado, o Soldado Paulo Vinicios Feitoza de Alencar falou sobre ser premiado como primeiro colocado da categoria individual. “Nesse ano especial em que comemoramos 150 anos de Santos Dumont, decidi participar dessa celebração do ILA com a criação do carinhosamente apelidado “Gordo”, o C-130 Hércules. Foi a primeira aeronave da FAB que vi pessoalmente e que tanto contribuiu com sua força e capacidade logística. Por esse motivo, quis fazer essa singela homenagem”, contou.

A Sargento Cristiane Gomes Paulino, membro da equipe vencedora na modalidade coletiva, destacou que o projeto do Demoiselle foi a proposta desde o anúncio da competição. "Sabíamos que era bem complexo e delicado, mas que tinha seu valor. Um dos destaques da maquete foi a preocupação de representar as asas com a similar leveza do projeto original, a Libélula, e ainda dar características envelhecidas análogas, que solucionamos com a técnica de papietagem com filtro de papel que passou por um processo de tingimento com café”, explicou.

Fotos: Cabo O. Rodrigues / ILA 

imagens/original/45897/DSC_8079.JPG
imagens/original/45897/DSC_8093.JPG